Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Aprender ensinando

Compartilhar

8 de dez. de 2009

Aprender ensinando



Essa é uma dica para quem deseja aprender e ensinar um idioma ao mesmo tempo.
Testei por um mês, dois programas que são redes de relacionamentos voltados às pessoas que querem aprender - ou aperfeiçoar - novas línguas e, ao mesmo tempo, ensinar outras pessoas que queiram aprender sua língua nativa.

Basicamente, os programas funcionam assim: você escreve um texto na língua que deseja aprender e qualquer pessoa da rede pode corrigi-lo acrescentando, se quiser, comentários no geral. Em contrapartida, você pode colaborar com a rede, corrigindo os textos das pessoas que queiram aprender sua língua materna. Simples e fácil. Além de fazer amigos, você poderá trocar idéias e aprender novos idiomas. É o intercâmbio moderno, sem sair de casa.

Lang 8


No Lang 8, você pode fazer intercâmbio de línguas com nativos de 180 países.
Para fazer parte da comunidade, você só precisa preencher um formulário simples colocando o seu endereço de e-mail, qual língua deseja aprender (mais uma secunda opção de idioma) e qual é sua língua materna. Veja vídeo explicativo (em inglês):



No meu caso, escolhi o japonês como primeira opção de língua para aprender e o inglês como secunda opção. A língua nativa foi, claro, o português. Infelizmente, não tem o português do Brasil, só o de Portugal mas, mesmo assim, é possível participar e trocar muitas idéias e textos.

Para navegar pelo site, pode-se escolher a língua em que deseja visualizar a plataforma mas, no caso do português, só é possível visualizar o menu principal - o restante se apresenta em inglês.

Com relação a impressões, achei a página principal um pouco "poluída" com excesso de imagem, informação e propaganda. É necessário um certo tempo para se acostumar ao layout e aprender como navegar na página mas, mesmo assim, é um bom instrumento de ensino.

Para quem quiser (e puder), o Lang 8 possui uma versão paga que oferece algumas vantagens - como número ilimitado de impressões e envio de mensagens - mas, para a grande maioria, a versão gratuita é suficiente pois possui todas as ferramentas necessárias a navegação e aprendizado na rede.

Livemocha


Na minha opinião, é o melhor dos dois programas porque, além da plataforma poder ficar totalmente em português do Brasil (facilitando assim, muito a vida de quem, como eu, não domina bem o inglês), possui também, uma apresentação muito simples e fácil de usar. Outro diferencial, é a disposição gratuita de várias atividades e cursos de línguas on line. Para participar do curso, você só precisa fazer um teste para saber em que nível de conhecimento do idioma desejado você se encontra, e o programa procura e sugere o melhor curso que se encaixe à você. É muito bom mesmo. Se quiser saber mais, faça aqui, um tour (em português) pelo site.
Para ingressar na rede, o procedimento é o mesmo do Lang 8.

E bons estudos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita