Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Jiko Shoukai ou Auto Apresentação

Compartilhar

16 de set. de 2009

Jiko Shoukai ou Auto Apresentação


Olá, meu nome é Bete e moro no Japão a 19 anos (!!!!). Gostaria de convida-los a compartilhar idéias, histórias, impressões, dificuldades, opiniões, sugestões, etc sobre assuntos relacionados a brasileiros que residem no exterior - em especial, o Japão por motivos óbvios (^*)!
Este primeiro post chama-se Jiko Shoukai (自己紹介) e significa auto apresentação . Escolhi este título justamente por ser esta minha primeira participação aqui. No Japão, um país super formal, a auto apresentação é muito importante. De modo geral, se a pessoa não se (auto) apresenta devidamente (incluindo aí, roupas e postura do corpo), pode dar uma impressão negativa (++) e "minar" qualquer tentativa de estabelecimento de futuros relacionamentos - tanto profissionais quanto afetivos. De maneira simplificada, deve-se dizer o Sobrenome seguido da frase "Yoroshiku onegai shimasu". Ex: "Yoshida desu. Yoroshiku onegai shimasu." (吉田です。よろしくお願いします。). Sublinhei a palavra sobrenome apenas para ressaltar que no Japão, não utilizamos o primeiro nome numa (auto) apresentação.
Resolvido o quê dizer, falta o quê vestir e como se posicionar. Nessa hora, é importante ter bom senso. Numa entrevista de emprego, por exemplo, nada de roupas espalhafatosas ou informais demais (bermuda, por exemplo) e nada de chiclete (horrível), sentar-se de maneira "esparramada, largada" na cadeira,etc. O ideal é usar roupas e calçados sóbrios e procurar sentar-se de maneira ereta na cadeira. Repito: bom senso é a palavra-chave.
Gente, atenção e cuidado no primeiro contato/encontro,ok (^*)!!!

Para terminar, deixo uma frase de incentivo a todos que procuram novos caminhos.
" A curiosidade é a chave para a criatividade. "
Akio Morita, co-fundador da Sony
Cuidem-se a até a próxima!!

2 comentários:

  1. Olá Bete, gostei muito de sua citação sobre a apresentação social no Japão, eu acho que só o próprio país tem uma visão clara e correta sobre si mesmo e é muito bom e fundamental essa iniciativa de cada um de expor e ensinar sobre os costumes e cultura real de cada um, "não é como vemos nos filmes" é algo que sempre digo...
    Meu nome é Alves, Yoroshiku onegai shimasu!! ^-^ ... meu primeiro nome é Flávio e tenho com objetivo daqui a mais ou menos 2 anos fazer um intercâmbio e um projeto de pesquisa aí no japão.
    Estou procurando por contatos que poderiam me ajudar de qqr forma tudo bem ^-^
    meu e-mail é flavio@almathi.com.br .
    até a próixma.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alves! Kochira kozo, yoroshiku onegai shimasu!!! (o prazer é todo meu!).
    Concordo com vc quando diz que as coisas não são como vemos nos filmes. Mas essa visão distorcida não acontece somente com o Japão. Acredito que a maioria dos países são, ëstigmatizados¨ de alguma forma. Por ex, quando se fala em Brasil, os japoneses já imaginam o trio ¨carnaval, futebol e Amazonia¨. Quando falam da Coreia do Sul, associam a compras (com a valorização do yen, muitos japoneses têm ido ao país vizinho gastar seu dinheirinho)e kimuchi (um tipo conserva apimentada). Peru, associam a Machu Picchu. E assim por diante.
    Fico feliz que vc esteja planejando vir para cá. O Japão é um país maravilhoso de povo e cultura igualmente maravilhos.
    Obrigada pela visita e volte sempre!!!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita