Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Questionário médico multilíngue

Compartilhar

25 de fev. de 2011

Questionário médico multilíngue


Dias atrás, tive de ir ao hospital (病院=びょういん = byouiin) por conta de uma gripe com tosse que não sarava (agora estou curada). No hospital, foi pedido que preenchesse o questionário médico (問診票=もんしんひょう=monshinhyou)com perguntas sobre o meu histórico de saúde. A maioria dos hospitais e clínicas do Japão pedem o preenchimento do questionário na primeira consulta pois ajuda no diagnóstico da doença.
O problema, para nós estrangeiros, é que como o questionário é em nihongo, necessitamos da ajuda de um interpréte ou dos atendentes nos hospitais. No caso de ajuda dos atendentes (para quem entende o suficiente) precisamos também, contar com o fator tempo que eles podem disponibilizar para isso, afinal, outras pessoas doentes também aguardam atendimento.

Para facilitar e agilizar o processo, que tal levar o questinário previamente preenchido?
A NPO Internacional Community Hearty Konandai, de Kanagawa, disponibiliza um questionário médico multilíngue voltado para estrangeiros que residem no Japão. O questionário inclue, além do português, versões em outras línguas, como francês, russo, tagalog, chinês, coreano e muito mais.
Odontologia, pediatria e cirugia são algumas das especialidades que tem o questionário disponibilizado. Basta imprimir, preencher e entregar no balcão de atendimento do hospital. Vale lembrar que o questionário contém perguntas, na sua maioria, básicas mas que podem servir de parâmetro ou mesmo, complemento na hora da consulta.

Para quem se interessou, basta clicar no link abaixo. Recomendo guardá-lo pois pode ser muito útil numa emergência também.
Questionário Médico Multilingual

Sugestão de livros:

2 comentários:

  1. Iniciativa muito interessante!

    Obrigada por nos disponibilizar esta informacao!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você,Wiindj, pela visita. Esperamos que esta informação seja útil.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita