Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Os novos níveis do JLPT

Compartilhar

5 de nov. de 2009

Os novos níveis do JLPT

A partir de 2010, o exame para o JLPT ou 日本語能力試験 (Nihongo Nouryoku Shiken, にほんごのうりょくしけん) passará a ter um nível a mais que as versões anteriores, totalizando, assim, 5 níveis.
Os níveis até agora chamados 級 (Kyuu,きゅう), passarão a usar a letra "N" (de Nihongo e New, respectivamente japonês e novo) na frente de cada nível. Assim, os atuais 4 níveis - 1kyuu, 2kyuu, 3kyuu e 4kyuu - passarão, a partir do ano que vem, para N1,N2,N3,N4 e N5.
Nesse novo formato, a classificaçao continua a mesma, ou seja, de forma decrescente onde o N1 equivale ao nível mais alto e avançado e o N5 ao nível básico.
O que muda é a inserção de um novo nível 3 (N3), que ficará entre os atuais 2級 (2kyuu) e 3級 (3kyuu), mesclando, assim, conhecimentos de ambos os niveis. Até então, havia muita reclamação por parte dos candidatos por causa da grande dificuldade para se passar do 3kyuu para o 2kyuu em função da grande diferença de exigência de nihongo entre os dois níveis. Para se ter idéia, para prestar exame para o 3kyuu, era necessário conhecer perto de 300 kanjis e mais 1500 vocabulários. Já para conseguir o 2 kyuu, havia um salto grande para 1.000 kanjis e 6.000 palavras aproximadamente.

Os exames são divididos em ortografia (文字=もじ), vocabulário (語彙=ごい), compreensão auditiva (聴解=ちょうかい), compreensão de texto (読解=どっかい) e gramática (文法=ぶんぽう).
Atenção aos novatos pois não há textos em romaji : Os exames são elaborados em hiragana, katakana e kanji.

Resumindo, a nova graduação ficará assim :
- N1 : Será exigido um pouco mais de conhecimento da língua do que o antigo 1級. Na nova avaliação do exame, haverá especial atenção para comunicação verbal.
- N2 : Continuará igual ao antigo 2級 (conhecimento de aproximadamente 1000 kanjis mais 6.000 palavras. Necessário mais ou menos 600 horas de estudo)
- N3 : Novo nível, intermediário entre os antigos 2級 e 3級 *.
- N4 : Equivalerá ao antigo antigo 3 級 (conhecimento de aproximadamente 300 kanjis mais 1.500 palavras. Necessario mais ou menos 300 horas de estudo)
- N5 : Equivalerá ao antigo antigo 4 級 (conhecimento de aproximadamente 100 kanjis mais 800 palavras. Necessario mais ou menos 150 horas de estudo)

Para se ter uma ideia da qualidade dos níveis, um estrangeiro, por exemplo, ao ser aprovado no N1 (o nível mais avançado), iguala-se, segundo o Ministério da Educação, a um nativo em termos de conhecimentos mínimos necessários da língua japonesa. O "conhecimento mínimo necessário", no caso, inclui uma lista (criada em 1981) com 1945 kanjis ** (considerados básicos), conhecidos como 常用漢字 (じょうようかんじ = Jouyou Kanji que significa "caracteres de uso geral"). São usados na comunicação do dia a dia para textos, jornais, panfletos, etc.

Continuará pessoal. Se tiverem dúvidas, comentem...
Até a próxima.

* No novo nível 3(N3),o número de kanjis e palavras necessários ainda está por ser definido pelo JLPT.
** Extra oficialmente os Jouyou kanjis passarão de 1945 (1006 do ensino primário e mais 939 nível secundário) para 2128 kanjis, número este, ainda provisório.
Fonte em arquivo PDF: JLPT-日本語能力試験

2 comentários:

  1. qual época de inscrição para essa prova no Brasil quero fazer

    ResponderExcluir
  2. Ola Alef , você pode conferir neste post,
    Exames no Brasil
    http://tantoublog.blogspot.jp/2011/08/jlpt-exames-no-brasil-do-nihongo.html#more

    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita