O 東京湾 アクアライン (とうきょう わん アクアライン= Tokyo Wan Aqualine) é uma combinação de tunel e ponte, que liga as cidades de Kawasaki (Kanagawa) a Kisarazu (Chiba), através da Baia de Tokyo. Inaugurado em 18/12/1997, sua extensão total é de 15,1 km. A obra é formada pelo tunel subaquático アクアトンネル (Aqua tunnel), a ilha e parking flutuante 海ほたる (うみ ほたる= Umi hotaru) e a ponte アクア ブリッジ(Aqua brigde).
A gigantesca e cara obra (cerca de 12 trilhões de yens), tinha um dos mais caros pedágios do Japão: ¥3.000 para o 普通車 (ふつうしゃ= futsuusha ou carro comum). Na época de sua construção, a obra foi anunciada como uma das soluções para aliviar o pesado trânsito de Tokyo e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. No entanto, o alto preço do pedágio afugentava o usuário, fazendo com que o fluxo de carros ficasse bem abaixo do previsto gerando assim, críticas quanto a real necessidade de sua construção.
Mas, críticas a parte, o fato é que com a crise mundial, o governo quer estimular o consumo baixando preços e tarifas. Entre as reduções, está o pedágio* das auto-estradas, que passou a ter valor valor único de ¥1.000 nos fins de semana e feriados. No caso do Tokyo Wan Aqualine, a redução foi para ¥800 - custo benefício muito bom (^-^)!!
O passeio pelo Tokyo Aqualine proporcionou muito lazer e divertimento - além da indescritível sensação (^_^) de passar debaixo de toneladas d'água na parte submersa do tunel . No Umi hotaru há restaurantes, lojas de おみあげ (omiage, lembranças), game center e um pequeno museu. Há também, na parte de fora, um enorme deck com esculturas e bancos de onde se pode sentar e apreciar a bela vista.
Valeu o passeio (^o-) !! Recomendo!
* Valor válido somente para carros equipados com ETC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita