Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Houdai 放題 - quanto quiser

Compartilhar

9 de fev. de 2010

Houdai 放題 - quanto quiser


Uma das primeiras palavras que aprendi em japonês foi Houdai 放題 (ほうだい), que significa à vontade ou quanto quiser (no sentindo de quantidade).

No começo, meu limitado vocabulário, se restringia a palavras como restaurante tabehoudai 食べ放題レストラン - restaurantes onde, por um valor fixo, pode-se comer o quanto quiser (ou puder) - e a palavra nomihoudai 飲み放題 (のみほうだい), que significa beber o quanto quiser.
Com o tempo, porém, descobri que houdai pode ser usado em outras situções também. Por exemplo:

- 乗り放題 (のりほうだい)
Palavra usada, geralmente, para descrever serviços relacionados a algum meio de transporte. Ex: JR 乗り放題きっぷ (のりほうだいきっぷ), bilhete de trem múltiplo da JR (Japan Railway, companhia de trem japonesa) que pode ser usado várias vezes respeitando-se certas condições (determinado período de tempo, por exemplo).

- 読み放題 (よみほうだい)
Pode-se ler o conteúdo à vontade (de um site, por exemplo).

- 使い放題 (つかいほうだい)
Pode-se utilizar o serviço à vontade. Ex: ligação telefônica à vontade 通話が使い放題 (つうわ が つかいほうだい).

- 詰め放題 (つめほうだい)
Literalmente, encher (um pacote, caixa、sacola, etc) à vontade.
O tsumehoudai, aliás, está em moda no Japão. Supermercados estão oferecendo vários tipos de produtos para serem vendidos na forma de tsumehoudai : leguminosas, carnes, frutos do mar, biscoitos...quase tudo pode ser comprado desta forma. Nas lojas, podemos comprar roupas,acessórios, brinquedos...
O bom é que pode-se encher as sacolas até a "boca", sem medo ou vergonha pois é aceito pelos vendedores. Existem até "profissionais do tsumehoudai" que dão dicas de como encher bastante a sacola sem que esta estoure. Coisas de Japão (^-^) !!!

No caso do tsumehoudai, se você gostou da idéia mas quer evitar a confusão provocada pela aglomeração de pessoas, pode adquirir produtos acessando o site Tsume.com. Nele você poderá comprar, vários tipos de produtos como acessórios, bijouterias, relógios, alimentos, produtos de limpeza e até mesmo cosméticos.
Na página inicial, depois de clicar em Start, deve-se escolher entre as categorias que se seguem, conforme a figura abaixo:


Surgirá, então, uma nova tela (conforme a figura abaixo), onde deve-se escolher o tamanho e valor da sacola que quer comprar.


No menu "escolha de categoria de mercadoria" 商品のカテゴリーを選択し さい (しょうひんのカテゴリーをせんたくしてください), selecione o produto que deseja e clique em mostrar 表示する (ひょうじする).
Para exemplificar, escolhi a sacola no valor de 2.000 円 e, no menu de mercadorias, selecionei acessórios アクセサリー . Como mostra a figura abaixo:


Para comprar, basta arrastar a mercadoria até a sacola ao lado.


Conforme vai enchendo, a sacola vai ficando "estufada". Se encher demais, corre-se o risco da sacola "estourar". Para se ter uma idéia do espaço disponível na sacola, clique em verificar o interior da sacola 袋の中を確認する (ふくろのなかをかくにんする).
No caso da sacola estourar, não se preucupe, você poderá escolher entre reiniciar a compra 再チャレンジ(さいチャレンジ) ou desistir da compra ショッピングをやめる.

Por fim, para concretizar a compra, é necessário preencher um formulário e torna-se membro 会員(かいいん).
E boas compras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita