Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Aproveitando o 円高 (えんだか - endaka)

Compartilhar

2 de dez. de 2009

Aproveitando o 円高 (えんだか - endaka)


Hoje vou falar um pouco sobre o Endaka (円高 =えんだか) - valorização do yen frente ao dólar.
Desde o início da crise, no final do ano passado, o dólar vem se desvalorizando cada vez mais perante o yen (na última sexta-feira, o dólar chegou a sua menor cotação nos últimos 14 anos: 84,89円). Essa valorização pode, dependendo do ponto de vista, gerar ganhos ou perdas.


As perdas, têm a ver com a base da economia japonesa: as exportações. Como a moeda usada para essas transações é o dólar, a valorização do yen torna os produtos japoneses caros ao mercado externo, fazendo com que baixe o número de exportação - e, como uma das consequências, o número de empregos também, infelizmente. A alta do yen prejudica também o turismo pois torna o país muito (mais) caro aos turistas estrangeiros.

Por outro lado, o 円高 (endaka) torna os produtos importados muito mais em conta aos consumidores japoneses. Carne, vinhos, produtos de marca (ブランド品 = burandohin)...tudo ficou em média 40% mais barato em comparação com o ano passado.


Um dos setores que mais se beneficiaram com o Endaka, foi o setor de turismo ao exterior. Fazer uma viagem ao exterior 海外旅行 (かいがい りょこう , kaigai ryokou), ficou muito mais barato e vantajoso para os consumidores japoneses (e para nós, estrangeiros que ganhamos em yen, também!!).
Essa semana, espantou-me o anúncio de uma agência de viagem, oferecendo pacote turístico de 3 dias para Seoul, na Coreia do Sul, a partir de 18.800円. No ano passado, este mesmo pacote custava, segundo a agência, 39.800円.
Quem viaja agora tem, além da vantagem do ótimo preço do pacote turístico, a possibilidade de fazer quase o dobro de compras lá fora (em comparação com o ano passado).
Realmente, uma boa oportunidade (para quem pode, é claro!!).

Para quem quiser pesquisar tarifas de preço e/ou fazer reservas de passagens nacionais ou internacionais (inclusive para o Brasil) ou procurar por pacotes turísticos, deixo o link de 2 grandes agências de viagens no Japão:

  • JTB - Japan Travel Bureau
  • HIS - Highest Internacional Standarts
No caso de pesquisa de preço de passagens ao exterior, procure pelo kanji 海外航空券(かいがい こうくうけん, Kaigai koukuuken - passagem internacional).
Para pesquisar pacotes turísticos nacionais, procure em 国内ツアー (こくない ツアー , Kokunai Tsuaa. A palavra Tsuaa é a leitura "japonesada" do inglês Tour).
Para pacotes internacionais, procure por 海外ツアー (かいがい ツアー , Kaigai Tsuaa).

E, boa viagem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita