Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Cotidiano com 裏ワザ(うらわざ = dicas úteis)

Compartilhar

27 de out. de 2009

Cotidiano com 裏ワザ(うらわざ = dicas úteis)

Sabe aquela dica para deixar a roupa mais branca? Ou aquela outra, para fazer o feijão ficar com o caldo "mais encorpado"? Ou, ainda, a dica para deixar a pele mais brilhante?
Pois bem, no Japão, também existem as dicas ou 裏ワザ (うらわざ = urawaza) para resolver os mais diversos problemas do dia-a-dia.
Veja como é fácil, por exemplo, dobrar uma camiseta rapidamente:


O 日本テレビ (ニッポンテレビ= Nippon Terebi), exibe um programa, o 伊東家ランド (いとうけランド= Itouke Land) voltado especialmente na demonstração de soluções para pequenos e grandes problemas para várias situacões do cotidiano, através do uso de dicas úteis - e inúteis também (+o+).
Comandado por 風見しんご (かざみしんご = Kazami Shingo), o programa ensina várias técnicas e dicas interessantes como, por exemplo, acabar com a coceira causada pela picada de pernilongo. O legal é que, além de demonstrar a solução, eles ainda testam várias vezes e mostram também a explicação científica (quando há) para o porquê do acontecimento.

No site do programa ,é possível acessar os vídeos de todos os programas já exibidos. Os vídeos são divididos em menus, conforme o tipo de dica que apresentam: para cozinha, para beleza, para reciclagem, para cozinhar, para cuidados com os cães...enfim, tem dica para todos os gostos e situações . Claro que o urawaza não se aplica a todas as pessoas com 100% de aproveitamento ou aceitação mas, na maioria das vezes, ajuda ou resolve o problema.
Alguns exemplos interessantes de dicas que estão no site:
Os vídeos são muitos e dos mais variados temas. Tem até um rankig - japonês adora "rankear" tudo - com os melhores urawaza de 2008.

Com tanto material, com certeza, você encontrará algo que o ajude a resolver "aquele" probleminha chato .
Espero que apreciem a dica!

2 comentários:

  1. Obrigado por avisar,todos os links estão funcionando. Talvez porque as páginas são em vídeo.As páginas japonesas da TV são em geral pesadas.
    No Japão já e normal o uso de conecção de alta velocidade chamada Hikari, Adsl ja esta começando a entrar em desuso por aqui.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita