Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Que data é essa?

Compartilhar

7 de jun. de 2010

Que data é essa?


Se for do seu aniversário parabéns, os jovens querem parecer com mais de idade, e os velhos(as) ao contrário querem esconder os seus aninhos.
Passamos o ano inteiro com diversas datas marcantes , e como bons brasileiros nipônicos, vamos ver se conseguimos saber em nihongo pelo menos os principais que fazem parte de nossas vidas.

Tanjoubi 誕生日=Data do  seu aniversário, da sua namorada(o),dos seus filhos,da sua mãe,do pai ,e não esqueça da sua mulher e da sogra. E que geralmente com o passar dos anos, lembra-se facilmente do aniversário dos filhos, mas da mulher.....

Kekkon kinenbi 結婚記念日=É a data de comemoração do aniversário de casamento,se for bodas de papel, de algodão você ainda lembra, mas são poucos felizardos que comemoram de 25 anos de prata ou 50 anos de ouro.Tirando estas situações, com o tempo talvez nem lembre mais do nome do seu ex- cônjuge, e muito menos as datas dele(as) de qualquer coisa.

Kyuuryoubi 給料日=É o dia mais esperado de todos, antes mesmo de chegar a data  você já vai ligando para a empreiteira se já saiu o bendito pagamento.

Shiharai kigen= 支払い期限=Dia que você quer esquecer que existe , humm aquela que conta pesada que vence hoje! Adeus o que sobrou do pagamento!

Keiyaku kigen- 契約期限=Aqui você entra em pânico, porque já esta vencendo todos os contratos, da casa onde mora, do trabalho, do seguro do carro, até da internet! mentira! Ainda não vi ninguém dizer que é ex-usuário de internet e que não usa mais!

Nintei- Bi 認定日 Agora todo mundo sabe o que é isso.E a data para você deve comparecer no Hello Work para confirmar o recebimento do seguro desemprego. Alguns até choram, será que dá para esticar mais uns 10 meses?

Youbo sesshubi予防接種日= Dia da vacinação da influenza dos seus filhos e o seu, mas você quer aparentar calmo e estar sem medo diante deles , mas por dentro esta tremendo de terror,e querendo fugir da agulha.

Poderia colocar um montão de datas , mas e melhor você batizar as mais importantes para você , dia que tirou a carteira de motorista, dia que voltou para o Brasil, dia que você levou fora da namorada, dia que faltou o serviço, dia que ganhou no loteria .....

Mas que dia é hoje que não sei?
Um abraço do Jonponês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita