A medida que aumenta o nível também aumenta a dificuldade. Antes você conseguia levar no "braço" os exames n4 e n5 (níveis básicos).
Ao tentar o N1 (equivalente na língua ao nível de segundo grau japonês - 2.200 kanji e 10.000 vocabulários) ou N2 (nível de primeiro grau- 1.000 kanji e 6.000 vocabulários ) está começando sentir que precisa de apoio.
Por isto muitos recorrem a cursinhos preparatórios do Nihongo Nouryoku Shiken, ou bons livros que expliquem e comentem os assuntos.
Para entender a dificuldade é imaginar invertido a situação, um Nouryoku Shiken por exemplo de uma prova de português para estrangeiros, tendo ortografia, gramática, interpretação de texto...de primeiro ou de segundo grau.
Mesmo os brasileiros que entendem e falam o bom português passam a maior dificuldade numa prova da própria língua . Perguntem aos que fazem o Enem ou vestibular todo ano sobre a prova de português .
Calcule então fazendo da língua japonesa....
Conclui que se quando chega neste nível do tipo N1 ou N2, não basta apenas saber compreender, falar ou ler o nihongo .
É necessário aprender o nihongo acadêmico, apenas o saber da prática não basta!
Para os que já passaram o N1 comentam que o Nihongo do Nouryoku Shiken é "diferente" do uso cotidiano.
Depois deste comentário, vou indicar um site para quem esta se preparando para o N1.
Ali contém questões de gramática comentadas pelo autor Shinozaki Daishi (篠崎大司) que é professor de língua japonesa na universidade para estrangeiros.
Por enquanto são 47 questões de bunpou (文法) para N1 escritas por ele de forma clara e fácil de entender.
O próprio recomenda que se divulgue aos amigos...
Vale a pena conferir....obviamente está em japonês!
Entrar - Questão 1
日本語能力試験N1対策文法 (Nihongo nōryoku shiken N 1 taisaku bunpō)
Até a próxima.
Muito bom! Provavelmente é o melhor recurso para estudar N1 que eu vi na internet até agora. As explicações que vem após cada questão são muito úteis.
ResponderExcluirObrigado pela dica!