Tantou Blog - Aprendendo Nihongo: Coluna do Tantousha 03

16 de jun de 2011

Coluna do Tantousha 03



Sites- Onde procurar emprego? 

Além dos tradicionais meios de busca de empregos através dos anúncios em revistas, jornais que circulam entre a comunidade brasileira no Japão.Uma boa opção são sites de divulgação de vagas no Japão e que vem ganhando terreno pouco a pouco no meio on-line e nas redes sociais.
Os principais que pude reunir aqui são : Web Town, Dekapower, ShigotoDoko e Central de Empregos
Fiz um resumo dos principais pontos positivos de cada site para que o pessoal  possa usufruir o mais rápido possível destas facilidades e solucionar de vez a sua situação de emprego.
Agradecimentos aos administradores destes sites, e que de forma as vezes voluntária vem trabalhando para facilitar a vida dos brasileiros no Japão.

Sites - Vagas de emprego.
1-Web Town
O ponto forte da Web Town é que ao cadastrar, você recebe um Newsletter com as vagas de emprego 2 dias antes que sejam publicados no site.
Lembre se que as boas vagas sempre são as primeiras a serem preenchidas, e desta maneira você sai na frente.
Para se cadastrar, é logo ao entrar no site do lado superior esquerdo da página.
O outro do site é a Lista de agências da Hello Work com anúncios nas províncias que possuem intérpretes brasileiros, o que vem facilitar bastante para quem não entende a língua japonesa.
Lista de vagas na Hello Work
A terceira boa opção é para quem está procurando trabalhar em uma determinada região, ou empreiteira, é a lista destas empresas que contratam brasileiros e com suas respectivas vagas.
Lista de empreiteiras que contratam brasileiros

No caso de ser empregador, pode se anunciar gratuitamente preenchendo o formulário com os dados da vaga.
Segundo o administrador do site, existe um grande nível de acesso com retorno comprovado, o motivo é que o visitante entra na página realmente para procurar um emprego, ele chama isto de tráfico qualificado ou acesso dirigido.
Formulário de contato da WebTown


2-Dekapower
Indicado para quem tem boa formação no Brasil e que esteja procurando empregos qualificados nas empresas Japonesas e na Hello Work.
Outro ponto positivo é que as informações das vagas estão traduzidas em português.
Diversas empresas japonesas além das habilidades exigidas, estão a procura de candidatos que saibam os dois idiomas português e japonês, e você encontrará dezenas de vagas neste site.
Alguns exemplos no Japão são: Tantoushas, Tradutores e Intérpretes, Assistente Social, Professor.
Agora se sua intenção é trabalhar no Brasil e possui conhecimento da língua japonesa , com este  tipo de perfil as empresas recrutam candidatos para cargos de Tradutores, Intérpretes, Gerente contábil, Assistentes administrativos, Analistas de segurança, Gerente de projetos.

Para o administrador do site da Dekapower quando começou há um ano e  três meses, foi uma grande surpresa descobrir que havia uma enorme quantidade de oferta no mercado japonês necessitando do conhecimento do português.
Quanto a divulgar vagas do Brasil, o motivo foi o retorno de muitos brasileiros onde passou a informar estas oportunidades para aqueles que tinham fluência em japonês.

No caso de existir uma vaga que o candidato tenha interesse visto no Dekapower , ele sugere o seguinte:
a) O importante é acessar diretamente a fonte (link disponibilizado logo abaixo da tradução em português) e verificar se o perfil atende as exigências da vaga oferecida.
b) Caso sim, o segundo passo e contatar a fonte(Hello Work, empresa, etc...).
c) No caso de Hello Work o interessado ir direto ao local, pois hoje a maioria das agencias oferece atendimento em português.
Ele também solicita a colaboração das pessoas divulgarem as vagas.

3) ShigotoDOKO
Iniciou em setembro de 2008 e atende a comunidade latino-americana (brasileiros, peruanos, paraguaios, argentinos, bolivianos), o nome veio das duas palavras rapidamente aprendidas pelos dekasseguis  "procura por trabalho" ou seja ShigotoDOKO.
Esta é uma boa chance para quem está  almejando novas oportunidades de trabalho.
Ao  fazer o seu curriculum on-line que leva mais ou menos 3 minutos , o seu perfil  fica em acesso 24 horas por dia apenas para as empresas parceiras do ShigotoDOKO. Tudo isso gratuitamente.

Se você já é cadastrado e deseja modificar e melhorar as suas informações , existe a possibilidade de se  fazer através de qualquer PC ou do seu celular.
Cadastro no ShigotoDOKO 

O responsável pelo site do ShigotoDoko relata que o objetivo deste projeto sempre foi desde o início tornar fácil a maneira de procurar por um trabalho no Japão.
Apresenta também de maneira organizada diversas oportunidades de trabalho dentre uma enorme variedade de áreas.
Vagas disponíveis

Uma opção bastante útil no site são as listas de empreiteiras e agencias do Hello Work organizadas por província.
Empreiteiras
Agencias do Hello Work

4) Central de Empregos

Pela iniciativa da NPO-SAB de Minokamo,  possui algumas parcerias com empresas empregadoras de mão de obra estrangeira.

Para se proceder o candidato entra em contato e preenche um formulário de cadastro que na verdade é um currículo.
Pede-se para que se preencha o mais completo possível, orienta o responsável.
Cadastro no Central de Empregos

A partir deste currículo preenchido a Central procura por vagas que precisem desse perfil entrando em contato com as empresas conveniadas.

Se for aprovado, entra em comunicação com o candidato e faz os trâmites necessários para a contratação.
Para todo esse serviço não é cobrada nenhuma taxa.
Conforme os responsáveis da Central de Empregos, pretende não apenas divulgar as vagas que as empresas oferecem, mas também firmar mais parcerias resultando em maior numero de vagas à serem oferecidas.

As empresas que se interessarem em oferecer suas vagas, o ideal seria ligar para o telefone 0574-25-9750, onde explicariam melhor o processo.
Central de Empregos

Terminamos por aqui os sites de busca de empregos, espero que estas informações tenham sido de proveito tanto para os candidatos, como também para as empresas visando aproximar ambos os lados.
Se houverem novos sites estarei postando aqui.
Agradecimento a todos pela colaboração.
Até a próxima.


Consulte também Vagas na Coluna do Tantousha







Um comentário:

  1. Explicação clara, objetiva, sintética e muito útil para a comunidade brasileira. Parabéns pelo artigo excelente. Estaremos divulgando!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita

+ Recentes post: Portais, Sites e blogs no Japão