Tantou Blog - Aprendendo Japonês: março 2010

Compartilhar

29 de mar. de 2010

Contando objetos e coisas


Ao entrar numa loja 100 Yen (tipo loja 1,99 no Brasil só que com produtos de melhor qualidade), é um local adequado para exercitar e contar diversos objetos e coisas em japonês, sejam pequenos ou grandes.

22 de mar. de 2010

Contando pessoas, animais, aves e peixes

Depois que todo mundo gostou de contar dinheiro, agora vamos contar pessoas, animais, peixes e aves. Para contar em japonês é necessário colocar uma extensão ou um sufixo específico para cada situação.

18 de mar. de 2010

Endereço= Jusho


Mudanças no recolhimento de lixo da cidade de Hamamatsu. A partir de 1° de abril, as sacolas plásticas (レジ袋= reji bukuro) de supermercados, lojas de conveniências e comércios em geral, não poderão ser mais usadas como sacos de lixo e deverão ser colocadas juntas como lixo plástico.

15 de mar. de 2010

Contando dinheiro

Desde criança estamos acostumados a contar os números separando 3 em 3 casas ou seja 1, 1.000,10.000,100.000,1.000.000 etc.

11 de mar. de 2010

JLPT - Resumo dos artigos para os novos exames.

O post de hoje, é uma revisão e resumo baseado no Guide book do The Japanese Language Proficiency Test( 日本語能力試験).

8 de mar. de 2010

Vocabulário de emergência


Toda vez que ouvimos notícias sobre catástrofes naturais (furacões, maremotos, enchentes, etc) que ocorrem mundo afora - como o terremoto que devastou o Chile no último dia 27/02 - a reação de nós, estrangeiros que vivemos no Japão, é muito parecida: preocupação e medo.

Está fechado !?


Esta é mais uma história do Shark hummer (Tubarão Martelo) que ouvi dias atrás.
É uma pérola de história, dessas que não se ouve todo dia por ai. Então, antes que eu a esqueça e, também para matar saudades dos artigos sobre os micos no Japão, resolvi posta-la aqui.

4 de mar. de 2010

Prêmio =賞 (shou)


No dia 7 de março você, provavelmente, ouvirá muito a frase " And the Oscar goes to...Avatar!" , ou " E o Oscar vai para .... Avatar!"

1 de mar. de 2010

Um geral na familia

Um resumo geral dos artigos sobre os tratamentos familiares em japonês , começando com "Euzinho", depois os nossos queridos pais , esposo(a) e filhos, depois os parentes, e não esquecemos do primo que pede o nosso dinheiro emprestado e nunca devolve ou a sogra que aparece quando a gente menos espera.