Tantou Blog - Aprendendo Japonês: novembro 2009

Compartilhar

30 de nov. de 2009

Cadê o bife?


Para os mais velhos de Japão como eu, quantas noites geladas passamos para  fazer ligações para nossa família. Aproveitávamos o horário mais barato que era sábado depois da meia noite, usando cabine do telefone internacional com aquele cartão caríssimo ( 5.000 yens para uns 10 minutos).Velhos tempos não é?

26 de nov. de 2009

Resultado do teste e comentários : Shoutai

Novamente aqui para comentar sobre a palavra convite= shoutai 招待 e o percentual de acertos foi de 69%,obrigado pela participação. Uma parte do pessoal marcou shoukai=apresentação 紹介, realmente é fácil de se confundir.

24 de nov. de 2009

Talentos "Made in Japan"

Quando pensamos em Japão, logo nos vem a cabeça a idéia de desenvolvimento, produtos elêtronicos e tecnologia de ponta. Mas o país não exporta "só" isso. Sua cultura também alcança, cada vez mais, admiradores mundo afora. Palavras como sushi, samurai, origami, karate, manga...são todos vocabulários conhecidos, incorporados e propagados no mundo ocidental. Na área artística, alguns nomes já começam a se tornar conhecidos também.

Desculpas por parecer machão.

Esta aconteceu há algum tempo atrás na província de Kanagawa. Ser tantousha mulher (responsável pelos trabalhadores brasileiros), é uma tarefa difícil, pois até para homem as vezes a barra pesa.

19 de nov. de 2009

Critérios das novas provas do JLPT

Estas informações estão contidas  no Guide book do JLPT ou 日本語能力試験 (にほんごのうりょくしけん = Nihongo Nouryoku Shiken), preferi resumir os pontos essenciais tentanto facilitar o texto para leitura sobre os critérios das novas provas.

17 de nov. de 2009

Cinema

Ontem realizei uma antiga vontade: fui ao cinema \(^3^)/ !! Assisti em 3D*, o filme クリスマス。キャロル (Christmas Carol, em português "Os fantasmas de Scrooge") .
Para muitos, ir ao cinema é a coisa mais banal e simples do mundo mas, para nós que moramos no exterior - no meu caso, o Japão - a coisa, infelizmente, não é tão fácil assim...

16 de nov. de 2009

Uma noite a três


A história do o-rai o-rai o-rai (já contada aqui anteriormente), tem uma seqüencia com as mesmas pessoas que passaram por uma noite daquelas.

12 de nov. de 2009

Resultado do teste e comentarios : YobouSesshu

O numero de acertos  para Vacina=Yobousesshu foram de 75%, mas uma vez obrigado a todos os participantes.
予防接種Yobousesshu significa proteção contra a doença, no caso da gripe suína é imunizar contra o vírus que provoca sinais clínicos que geralmente infectam os porcos.

10 de nov. de 2009

Compras de fim de ano

Fim de ano, pra maioria de nós, é sinônimo de coisa boa: festas, comida, presentes, viagens, amigos...Tudo isso é maravilhoso mas, demanda tempo e tem o seu custo $$ , certo?
Em tempo de crise (e na bonança também!), nada mais gratificante do que efetuar uma compra bem feita. Quando digo "compra bem feita", quero dizer melhor preço, melhor produto e melhor atendimento. Não me interessa um bom produto com preço baixo e mal atendimento, por exemplo. O contrário também é verdadeiro (ótimo atendimento mas com produto muito caro).

9 de nov. de 2009

Por favor, não me chamem


Havia uma empreiteira em Aichi ken que contratou um novo tantousha (encarregado de brasileiro), chamado Toshiro, vindo de Nagano ken. Ele tinha família (mulher e filha) mas veio sozinho porque queria se estabilizar no novo emprego.

5 de nov. de 2009

Os novos níveis do JLPT

A partir de 2010, o exame para o JLPT ou 日本語能力試験 (Nihongo Nouryoku Shiken, にほんごのうりょくしけん) passará a ter um nível a mais que as versões anteriores, totalizando, assim, 5 níveis.

3 de nov. de 2009

Passeio pelo 東京湾アクアライン - Tokyo Wan Aqualine

No último fim de semana, aproveitando o tempo bom e, principalmente, a redução da tarifa de pedágio da 高速道路 (こうそくどうろ= kousoku douro, auto estrada), fui conhecer o famoso Tokyo Aqualine.

2 de nov. de 2009

Faz de conta


Era domingo a tarde,após o turno puxado na fábrica e antes de chegar em casa dava uma parada no supermercado.
E sempre fazia isso a pedido de sua mulher levando frituras, verduras para acompanhar o arroz,leite para o menino, e uma cervejinha  para ele.
Ah! sim o nome deste bom marido? Ribeirinho.