Tantou Blog - Aprendendo Japonês: Desculpas por parecer machão.

Compartilhar

24 de nov. de 2009

Desculpas por parecer machão.

Esta aconteceu há algum tempo atrás na província de Kanagawa. Ser tantousha mulher (responsável pelos trabalhadores brasileiros), é uma tarefa difícil, pois até para homem as vezes a barra pesa.
Mas mesmo assim Mara levava o trabalho na boa, muito esforçada  e sempre pronta a atender os chefes de seção da fábrica e dos funcionários brasileiros.
De manhã um dos serviços da tantousha é fazer transporte, pegar os brasileiros de casa em casa e levá-los na fábrica.
E tudo numa correria, pois atrasar no horário de entrada dos funcionários seria uma falta grave, pois quem levaria a responsabilidade seria ela e  haveria  reclamações  posteriores da fábrica, da empreiteira e dos próprios funcionários.
E naquelas manhãs ao caminho, Mara dá uma fechada no outro carro que vinha de lado, dá uma guinada na direção, freia , segura na mão o volante e quase bate e pára após o cruzamento.Todo mundo que está na wagonsha leva um susto.Mas graças a Deus ela verifica que nada de grave havia acontecido .
Sentado ao lado dela  estava uma funcionária suspirando e na parte de trás o restante do pessoal respirando aliviado.A wagonsha tinha vidro fume, portanto quem olhava de fora só percebia as duas mulheres.
Do outro carro que quase colidiu com eles surgem 2 jovens japoneses, se viessem conversando estaria tudo bem,  pois o erro ela já admitia  e iria pedir desculpas pelo acontecido, encerrando o caso.
Mas vieram gritando grosseiramente querendo tirar satisfação e achando que havia só elas.
Com a gritaria os rapazes que estavam atrás saem da  wagonsha da Mara  um por um  para ver qual era esse papo.
Os jovens nipônicos vendo sair 1,2,3,4,e 5 caras brasileiros fortes de braço e maiores que eles...
O vozerão de macho oriental começou ficar finininho e tímido fazendo sumir a voz, a seguir deram meia volta correram em direção do carro deles e  fuiiiii.....(aliás foram...)
Até hoje não se sabe para onde... A reação deles ficou cômica, parecendo clichê de filme de pastelão com sustos e final feliz (sem encrencas).
Geralmente os japoneses são educados, mas estes jovens  talvez quisessem se afirmar como machos diante delas. Só que nesta caíram do cavalo...
E quem deveria pedir desculpas seriam eles pela grosseria.

Ninguém esta livre de erros, deslizes e micos, portanto...

Como pedir desculpas em japonês (deve se abaixar a cabeça):
Sorry : Para quem não sabe nada de japonês pode se usar este inglês ajaponesado  "soori".
Sumimasem: É o mais usado quer dizer sinto muito, é também utilizado para pedir licença ,ou chamar alguém , para não esquecer  na hora "H" uma dica : sumiu +100 (sumiu mais cem).
Gomem nasai : Utilizado pelos homens no sentido de desculpe-me , entre familiares e amigos.
Yurushite kudasai : Quando cometer algo grave como que suplicando,quer dizer " perdoe-me por isso".
Shitsurei shimasu ou shimashita (no passado) : usado na forma polida para entrar ou sair da sala, ao desligar o telefone, no sentido de peço desculpas pelo incômodo, peço licença de...
Moushiwake arimasen : Expressão forte e formal de pedido de desculpas, utilizada para clientes, superiores e visitantes.
Frase da semana :
Errou, peças desculpas e não custa nada sermos educados.

Então, já vou indo...
Shitsurei shimasu.
Um abraço do Jonponês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita