Tantou Blog - Aprendendo Nihongo: Modelos de frases de e-mails em japonês

8 de out de 2009

Modelos de frases de e-mails em japonês


Às vezes respondo e-mails dos meus amigos japoneses do Hamamatsu Chess Circle (Clube de Xadrez) e de outros lugares, quando há erros na escrita peço que eles me corrijam, foi assim que fui aprendendo e melhorando com o passar do tempo. Separava e-mails deles e ficava lendo diversas vezes para ver como eles escreviam.
Lembre-se que todo mundo erra no começo.Não se envergonhe!
Se receber um e-mail de amigos japoneses e se tiver oportunidade peça ajuda a eles, é a grande chance de se aprimorar e ter uma boa experiência como eu tive.
Agora quando se trata de um e-mail comercial, aqui não há perdão! Pois esse mundo é o outro lado da mesma moeda. É necessário ser formal e principalmente os erros são imperdoáveis.
Lembro que no trabalho de começo não me preocupava muito na escrita, pois tinha 2 colegas brasileiros veteranos no escritório que escreviam muito bem em japonês.
E como nada é eterno tiveram que retornar para o Brasil anos atrás para trabalhar no escritório de lá.
Mas a rotina da empresa continuava normalmente, e recebia no trabalho um e-mail comercial desses,  ficava pensando e agora? como vou responder a isso formalmente? Se tivesse alguns modelos prontos ou frases para poder me basear? Por sorte a gente é brasileiro e com criatividade resolvia a situação. Usava tendo como modelo a estrutura de alguns e-mails recebidos deles mesmos.
Se vocês estão na mesma situação de escrever, e está preocupado como estive, acalme-se pois vou passar uma coleção de exemplos de frases de e-mails em japonês, que descobri neste site.
Para facilitar esta dividido em exemplos comerciais (business) e exemplos (sociais/amizades) Friends.
Alguns modelos de frases comerciais(formal) :
Apresentação da empresa com 76 exemplos de frases, responder perguntas de e-mails 121 exemplos, congratulações 101 exemplos, pedidos de desculpas 13 e assim por em diante.
The Japanese Grammar Database-Comerciais
Os e-mails de frases para amizade, ou seja informal estão separados por grupos de assuntos tais como:
Apresentação 30 exemplos de frases, diversas situações entre amigos 80 exemplos, almoço 47, café 21, convites14 , e mais alguns que irão encontrar no site JGram :
The Japanese Grammar Database- Social
Deixo um alerta ao pessoal que são apenas modelos de frases para ter como estrutura, e que será necessário ajustar o seu e-mail para cada situação.
Espero que isto sirva para começar a responder e desenvolver a escrita, até a próxima!

2 comentários:

  1. Ótimo post e totalmente de grande ajuda... eu mando alguns e-mails bem simples para meu orientador daí do japão, quando não sei escrevo em inglês, ele não se importa porque sabe que estou aprendendo e sempre me mostra como poderia escrever aquilo que não sabia, é ótimo e é errando e tendo alguém para corrigir que aprendemos cada dia mais!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. otimo post,o blog esta sendo de grande ajuda pra mim,estou trabalhando no escritorio do kaisha,e muitas vezes nw sei a forma correta pra se escrever um email formal para os clientes,agradecendo,ou pedindo desculpas,preenchendo documentos,etc.valeu mesmo pela troca de experiencias!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Obrigado pela visita

+ Recentes post: Portais, Sites e blogs no Japão